Encontro das Águas









O passeio imperdível é o famoso Encontro das Águas, onde o Rio Negro e o Rio Solimões se encontram, mas não se misturam. Isso acontece porque a densidade, a temperatura e a velocidade dos dois rios são diferentes. Vejam pelas águas destes dois copos. O que o Wilson esta segurando é de água do Rio Negro e o que eu estou segurando é de água do Rio Solimões. Mas o passeio não se resume a isso, tem também a visita ao lago das vitórias-régias. No caminho avistamos alguns botos, mas foi impossível fotografar os mocinhos. São muito rápidos.
Chegamos com o barco grande ao restaurante onde iríamos almoçar que é o local que dá acesso à área onde muitas vitórias-régias se acumulam em um lago. Para chegar até ela tem que atravessar uma ponte de madeira suspensa que passa entre as árvores.
Algumas áreas estavam alagadas e outras secas, mas valeu a caminhada é realmente impressionante o tamanho destas plantas. E até pudemos ver algumas flores, apesar de não ser época em Abril. Elas costumam florescer entre Junho e Julho, época das cheias.
Seguimos dali, em pequenas canoas motorizadas, para passear nos igarapé (que significa rio de canoa, segundo nosso guia). É impressionante a vegetação local, com aqueles cipós que mais parecem árvores, e as árvores pequenas, que só aparecem às copas com a cheia que pegamos nesta época do ano. Em outras áreas dá para ver o solo. Olhe essa árvore, é uma espécie de paineira local... Pela raiz, dá para ter noção do tamanho!
Voltamos, almoçamos no restaurante do Valdecy, um buffet com o melhor uma variedade de peixes locais, simples e gostoso. Retornamos para Manaus cansados e felizes de ver como moramos num país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza.
Serviço:
Endereço: Porto de Manaus – Hidroviária (A entrada fica ao lado das lojas Americanas. Quem vem do Go Inn pode descer a rua ao lado do hotel, passar pelo Teatro Amazonas, atravessar a feirinha de comidas se for domingo, passar a catedral e o relógio até chegar a rua em frente ao porto. A esquerda você verá a Alfândega, à direita as Americanas.)
Passeio de um dia, com almoço: Amazon Explorer - R$120,00 por pessoa saindo do porto, se a van for pegar no hotel fica R$140,00

Comentários

Postagens mais visitadas