Europa: Motorhome é uma casa sobre rodas


Segue o relato de um colega sobre o passeio incrível que ele fez pela Europa em um motorhome. Achei uma ótima sacada, pois entrar e sair de hotel, quando se quer coqnhecer mutios destinos em pouco tempo pode ser muito cansativo. Acho que é uma boa dica para quem viaja com criança também, já que é sempre bom ter comida e uma muda de roupa a mão. mas vamos à história
"Em 2011, influenciado por um amigo de infância, me inscrevi como voluntário da Defesa Civil no Paraná, para apoio em casos de emergência. Coincidentemente, dias após, mais especificamente no dia 11 de março de 2011 houve aquela trágica ocorrência na cidade de Morretes. Uma grande enchente com muitos desabrigados, quando então fomos acionados pela Defesa Civil para dar apoio com nossas viaturas, visando num primeiro momento o resgate e posteriormente a distribuição de alimentos e remédios onde só nossos carros chegavam. Nesta oportunidade conheci um grupo de amigos com o qual me relaciono até hoje.

Depois disto minha vida mudou radicalmente. Este grupo é formado por 8 famílias e além de nos falarmos todos os dias, estamos juntos quase todos os finais de semana, seja para celebrar a gastronomia, seja para passear pelos arredores, seja para olhar o calendário e planejar viagens de curta, media e longa distância. Desde o verão de 2011 viajamos juntos. Nunca conseguimos conciliar a agenda de todos para que as 8 famílias viajem juntas. O máximo que conseguimos foi uma viagem em 2013 para o Norte do Chile em 4 famílias. Em 2011 fomos para os Lagos Andinos (Argentina e Chile), 2012 fomos para Ushuaia no extremo sul da América (Tierra Del Fuego), 2013 fomos para Iquique no Norte do Chile, 2014 fizemos a Carretera Austral mais ao Sul do Chile e neste Verão de 2015 fomos curtir o inverno Europeu.

Em 3 famílias planejamos uma viagem de motorhome pela Europa. Pela internet alugamos 3 motorhomes na Espanha e partimos pra lá. O planejamento iniciou em Fevereiro de 2015. Em Abril estávamos com as passagens compradas, em Agosto locamos os motorhomes, em Outubro e Novembro providenciamos a compra de Euros e em 6 de dezembro partimos. Fomos recepcionados no aeroporto de Madrid pela empresa locatária dos motorhomes e dali já saímos para abastecer as "casas móveis" com os itens necessários para uma estada de 27 dias pela Europa. Percorremos naquele continente 5824 km passando por quatro países (Espanha, França, Itália e Portugal). Partimos daqui em 13 pessoas mas ao longo da viagem o grupo oscilou entre 10 e 17 pessoas. Fomos "ciceroneados" por uma família amiga que está vivendo em Bordeaux na França, e com eles percorremos muitos caminhos nos arredores da cidade. O companheirismo, a compreensão e a amizade foram a tônica para manter o alto astral numa viagem com um grupo grande, que conviveu intensamente por 29 dias.

O roteiro desde a chegada em Madrid na Espanha onde pegamos os motorhomes, passou por Bordeaux, Clermont Ferrand, Saint Ettienne, Lyon e Chamonix Mont-Blanc na Franca, Turin na Itália, Barcelona e Valência na Espanha, Lisboa (onde passamos o Natal), Caiscais, Sintra, Porto e Fátima em Portugal, Santiago de Compostela e Toledo na Espanha e por fim a chegada em Madrid onde passamos o Ano Novo e devolvemos os motorhomes para regressar ao Brasil.

Outro ponto legal da viagem foi conhecer a cidade de Barcelona e ver ao vivo muito das obras de Gaudí, incluindo a igreja da Sagrada Família. Percorrer pontos da História da Humanidade foi muito legal, incluindo aí a visita a cidade de Toledo nos arredores de Madrid, cuja história vem do século III antes de Cristo.


A experiência de viajar de motorhome foi maravilhosa. Estar literalmente com a "Casa nas costas" nos dá uma liberdade incrível e muito gostosa. Parar às margens de um rio de degelo para um café da tarde é fantástico. Estacionar o Motorhome num camping coberto com 20 cm de neve é um desafio e tanto. E aproveitar da infra-estrutura europeia para desfrutar de uma viagem como esta é inesquecível."

Obrigada pelas dicas Vinícius Maestreli!
E quem quiser mais dicas sobre um dos locais, por onde o grupo passou, pode pedir por aqui que eu repasso para os viajantes!!! 

Comentários

Postagens mais visitadas