Cartagena: Ilhas que você pode conhecer

Isla de Sol

Li que é uma decepcionante ilhota...

Isla CocoLiso

Esse passeio tem a opção de ser feito em Catamarã ou lancha rápida. O resort tem boa estrutura, um grande salão onde é servido o almoço, banheiros, área de piscinas, bar e quiosque com equipamentos para aluguel - snorkel e sapatilhas. 
A praia não possui área de areia, possuindo um deck junto a mureta que dá acesso ao mar, por escadas (iguais as usadas em piscinas). Junto ao deck há mesas, cadeiras e espreguiçadeiras, que permitem um banho de sol confortável ou a permanência, junto ao mar, ao abrigo de ombrelones. 
Na chegada são oferecidos passeios ao Oceanário e para mergulho com snorkel. 

Na área de banho o fundo do mar é recoberto por corais e pedras, o que machuca bastante os pés e sempre há o risco de um corte. É aconselhável o uso de sapatilhas (ou crocs, como vi alguns usando). Para os desavisados, as sapatilhas são vendidas no píer de Cartagena, ao custo de 20 mil pesos (algo em torno de 20 reais) e, em CocoLiso especificamente, há o aluguel por 7 mil pesos. 
A única piscina de água doce que encontramos nas andanças foi nesse resort, com área para adultos e crianças, além de mesas, espreguiçadeiras, muita sombra e redário, no entorno. 




O almoço, incluído no valor pago, é servido em dois horários distintos. O primeiro horário para aqueles que não se deslocaram ao Oceanário e, no segundo, para os que de lá estão retornando. 

Em CocoLiso o almoço em sistema de buffet (quase um bandeijão) é servido no interior do prédio principal. A refeição pouco varia de um resort em relação ao outro: arroz de coco, patacones (bananas em forma de panquequinhas, fritas), salada verde, frutas fatiadas (melancia e manga), suco e peixe frito (mojarra). 

O mar é muito calmo, sem formação de ondas e com muitos peixinhos coloridos convivendo harmoniosamente com os turistas, para delírio das crianças. 

Numa escala de tons de verde, contrastando com o tom levemente amarelado da areia e corais ao fundo, as águas são um deleite para os olhos (e para as lentes das câmeras). Mas, quando se observa ao longe, são azuis... 
Isla Del Encanto

A faixa de areia é belíssima, convidando a uma caminhadinha. 

Há uma boa e agradável estrutura no local, com sanitários, piscina, quiosque para venda de bebidas, além de muitos garçons que atendem diretamente na área junto ao mar. Há espreguiçadeiras colocadas junto ao mar, recobertas por ombrelones ou na sombra das árvores, protegendo do sol e proporcionando uma temperatura muito agradável. 
O mar, em tons azulados, conta com pequenas e serenas ondas. Há corais na área de banho, em menor quantidade do que em CocoLiso, mas ainda mais agradável com o uso de sapatilhas protetoras. 
A piscina é bastante rasa, permitindo que os pais deixem as crianças mais a vontade, aproveitando as águas salgadas ao abrigo do sol, já que fica na sombra das árvores no período da tarde. 
O almoço é servido num buffet instalado num grande e fresco quiosque, enquanto as mesas ficam no entorno, ao abrigo do calor. A refeição me pareceu bem mais saborosa do que em CocoLiso, com mais opções de saladas e frutas, servida num lugar infinitamente mais bonito e agradável. 

  Isla Gente de Mar

Fora do roteiro das agência de turismo. Recomendado como uma das melhores, que recebe um número limitado de turistas diariamente e que era muito bonita. 

O lugar é esplêndido, com muitas áreas com cadeiras e espreguiçadeiras distribuídas sob a copa das árvores, deixando o local bastante fresco. 

A área de banho é em uma pequena enseada, com uma quantidade menor de corais no fundo e que possibilita o banho sem sapatilhas. Águas mornas e com pequenas ondas. Há muitos caiaques a disposição dos visitantes. 

No bar há um salão de jogos e a venda de bebidas, mas os garçons servem as bebidas junto ao mar. O almoço é servido numa área com muita vegetação e rodeada pelo mar, com uma vista linda, sem perder o frescor que a sombra proporciona. 

A refeição oferecida repete não foge das tradicionais, mas dizem que é bem gostosa. Toalhas são oferecidas na chegada. Há sanitários e chuveiros para uso dos visitantes, num espaço com bancos e bem higienizado.

Informações gerais

* o valor dos passeios para as ilhas nominadas variou entre 150 e 160 mil pesos, por pessoa, todos com as refeições inclusas. Na chegada é informado que, para aqueles que não comem peixe, sendo feita a solicitação naquele momento, é possível optar por carne de gado ou frango; 

* fora o valor cobrado nas agências de viagens há o imposto de 7 mil pesos por perna, para entrar no complexo de Islas del Rosário. O imposto deve ser pago pelo próprio turista, no porto. É exigido o valor de 14 mil pesos por pessoa, por passeio. Tenha o dinheiro sempre em mãos. Para CocoLiso saímos de uma marina particular e o imposto foi exigido, mas não recebemos nossos comprovantes; 

* na maioria dos passeios para praias em áreas particulares, o transfer é de ida e volta para o hotel, o que não acontece no caso das praias públicas, quando é só de ida ao porto. Guarde pesos para o retorno ao hotel, se ele não está em área próxima ao pier;  

* em todas as ilhas particulares nos foram oferecidos artigos de artesanato produzidos pelos nativos. Não são insistentes, mas a maioria vende apenas alguns adereços simples e sem qualquer apelo. Entretanto, em Gente de Mar, há venda de pequenas esculturas, algumas muito bonitas e com valores variados. A maioria das esculturas eram de pequeno porte e estavam numa faixa que variava de 80 a 300 mil pesos. Não vi tais artigos sendo vendidos em qualquer outro lugar, nem mesmo em Cartagena. Logo, tenha pesos em mãos e negocie, pois é da tradição deles a pechincha; 

* o tipo de lancha e seu comportamento no mar varia de acordo com o empreendimento a ser visitado, mas em todos os casos há preocupação com a segurança. Todos recebem e são obrigados a usar coletes salva-vidas em boas condições, que devem ser mantidos afivelados, inclusive em bebês de colo. Em caso de mar excessivamente revolto é feito um desvio por um braço de rio, saindo de mar aberto e navegando em águas mais calmas até o encontro com a Baía de Cartagena (não esqueça, sua definição de mar revolto pode ser bem diferente da conhecida pelos colombianos).

Comentários

Postagens mais visitadas